domingo, 9 de agosto de 2009

Fotos - Mao da Esperanca

Em 1999 o bebe Samuel Armas de 21 semanas de gestacao foi operado dentro do utero da mae, pois sofria de uma lesao na coluna (coluna bifida), a operacao foi realizada na Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tenessee, EUA pelo o Dr. Joseph Bruner que chefiou uma equipe de cirurgioes para fazer uma operacao revolucionaria na altura, o feto com apenas 21 semanas de gestacao foi submetido a um inacreditavel procedimento, os medicos abriram a barriga da mae, retiraram a placenta com o feto dentro, drenaram o liquido amniotico e operaram o feto.

Reza a historia que em determinado momento o pequeno Samuel deitou a mao de fora do utero e agarrou o dedo do médico, os editores nomearam a foto como "Mão da Esperança", o texto a seguir, conforme publicado, explica as fotos: "A pequena mão do bebé de 21 semanas, Samuel Alexander Armas, emerge do útero de sua mãe para agarrar o dedo do Dr. Joseph Bruner como se estivesse agradecendo ao médico pela sua vida.", a foto correu mundo e foi considerada por muitos como a foto do seculo.
A historia nao foi bem assim, em entrevista ao jornal USA Today, o doutor explica "que a mae estava completamente anestesiada e dessa forma, o feto tambem estava inerte e nao conseguiria fazer nenhum movimento, o Dr. Bruner contou que ele mesmo pegou a maozinha do Samuel para testar-lhe os reflexos".
Samuel nasceu com perfeita saude no dia 2/12/1999. A operação foi 100% bem sucedida.
Mas independentemente do que quer que tenha sido estamos perante uma foto de uma extrema beleza, sensibilidade, docura e um apelo incontestavel a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário