sábado, 15 de agosto de 2009

Devaneios sobre a felicidade

Todos nos devemos chegar a um momento nas nossa vidas, em que temos de parar, analisar bem a nossa existencia, chegarmos a um acordo connosco mesmos e seguirmos caminho.
Mas seguirmos sem olhar para tras, limpos do passado mas com a certeza do que queremos para o futuro, darmos uma nova chance a nos mesmos, um novo recomeco, uma nova vida.
O problema e o medo que temos de novos comecos, o medo que a inseguranca nos causa de novos recomecos, por isso grande parte de nos mantem a mesma existencia, ano apos ano, mes apos mes, semana apos semana, dia apos dia e tentamos convencermo-nos de que somos felizes.
Mas por dentro? Se analisarmos verdadeiramente o nosso interior e ouvirmos aquilo que tentamos esconder de nos mesmos? Sera que chegamos a conclusao que somos felizes? Que aquilo que temos agora e o que nos convem como seguranca ou comodidade, ou sera que temos aquilo que nos faz ser felizes e realmente o somos? Afinal escolhemos o comodo ou a felicidade?
O que precisamos para podermos dizer que somos felizes?
O que e aquilo que todos desejamos?
O que e a felicidade?
Para mim a felicidade e um momento, um instante, porque sempre que somos felizes o tempo corre de uma forma diferente, quando olhamos ja passou e depois nada mais fica do que uma recordacao gravada no inconsciente.
Nos meus 40 anos de existencia sempre busquei a felicidade, mas ate agora tenho conhecido essa felicidade por momentos, por instantes, em segundos ou meses que passam como segundos, e durante a minha vida conheci infelizmente muitas poucas pessoas que tenham vivido uma vida realmente feliz, que tenham sido ou que sejam e se sintam realmente felizes, mas tambem muito poucas delas fizeram algo para alterar essa situacao.
Conheci poucas pessoas bem com elas mesmo e com o mundo, mas conheci muitas que se iludiram e continuam a iludir a si mesmas com vislumbres de felicidade em formas de sonho, e todos temos os nossos, mas quantas vezes abdicamos da nossa seguranca para arriscar seguir esses sonhos? quantas vezes arriscamos viver esses sonhos, quantas vezes arriscamos para os tornar realidade? Quantas vezes nao ficamos a tremer de medo e damos alguma desculpa a nos mesmos? Ainda nao e o momento... tenho de esperar mais... ele(a) nao me da seguranca... nao tenho dinheiro... nao tenho possibilidades... sou infeliz com a escolha que fiz e agora tenho de aceitar isso... e o destino... tenho de me resignar... nao tenho hipoteses... nao consigo alcancar... nao devo pensar nisso.... tenho medo... tenho medo... tenho medo... estou bem assim.
E no entanto continuamos a viver de sonhos mas so enquanto sonhos e a relembrar o que poderiamos ter feito, o que poderiamos ter sido, o que poderiamos ter conseguido e estagnamos ai, tornamos a nossa vida vazia a partir desse momento, do momento em que aceitamos uma condicao como inalcansavel e deixamos de lutar por ela, quando deixamos de seguir em frente, quando dizemos para nos mesmos...estou bem assim.
Conheci uma senhora de idade, uma vez num banco de um hospital, que ao falarmos me deu uma enorme sensacao de bem estar e de harmonia, sabem aquela paz que vem com a idade e que nos faz pensar, uma pessoa que fala do amor e da felicidade como se o tivesse vivido sempre e pensamos, esta pessoa foi feliz na sua existencia, foi feliz enquanto mulher, foi feliz enquanto esposa, foi feliz enquanto mae, mas com o desenvolver da conversa, afinal o que aquela senhora teve foi toda uma vida de solidao e amargura, que lhe deu toda aquela paz interior, e que ao fim nos deu um concelho, a mim e a pessoa que estava comigo que era o facto de amarmo-nos sempre um ao outro e arranjarmos forca e compreensao nesse amor, porque essa era a verdadeira felicidade, o termos alguem com quem partilhar, o termos alguem connosco com o qual nos possamos sentir completos.
Acho que nao estavamos crescidos para entender isso.
E complicado sermos adultos, termos de agir como adultos, pelo menos da forma como todos esperamos que os adultos ajam, como tal refugiamo-nos nos sonhos, como tal, todos nos continuamos a sonhar com a felicidade, porque e isso que nos faz levantar da cama todos os dias para irmos trabalhar, porque sonhamos que o dinheiro nos possa trazer felicidade, e isso que nos faz aguentar filas de trafego indiscritiveis, e isso que nos faz aguentar todo o stress cotidiano a que estamos sujeitos, e isso que nos faz aguentar a pessoa com que estamos ao lado, porque sonhamos que o amor nos traz felicidade quando muitas vezes perguntamos a nos mesmos, afinal quem e a pessoa com que passei todos estes anos? E quando chegamos a conclusao que nao conhecemos a pessoa que temos junto a nos, resta-nos a pergunta, o que estou aqui a fazer? E quem nao se perguntou ja isto pelo menos uma vez na vida? Afinal o que estou aqui a fazer?
Mas no entanto o que fizemos para mudar?
O que fizemos para alcancar os nossos sonhos?
O que fizemos para podermos dizer que somos felizes?

Sem comentários:

Enviar um comentário